Biografia de D. Pedro



D. Pedro nasceu a 8 de Abril de 1320 em Coimbra, filho de D. Afonso IV, rei de Portugal.
Após a batalha Salado em 1340, D. Constança ficou noiva de D. Pedro, casam-se na Sé de Lisboa em 1336 e é aí que D. Pedro se apaixona por D. Inês (aia de D. Constança).
Passado 6 anos, em 1342, D. Constança e D. Pedro têm o primeiro filho, o infante Luís, que faleceu pouco tempo depois de nascer. Em 1345 nasceu D. Fernando, de seguida nasce D. Maria e D. Constança morre neste parto.
D. Pedro vai morar com D. Inês de Castro para Santa Clara, na margem esquerda do rio Mondego, foi aí que nasceram os seus filhos com D. Inês: Afonso (que morrera ainda criança), João, Dinis e Beatriz.
Após a morte de D. Inês, D. Pedro declarou guerra a seu pai, mas graças à rainha-mãe não chegou a existir confronto militar entre ambos.
Mandou, depois, construir o Mosteiro de Alcobaça, para enterrar D. Inês.
D. Pedro foi o oitavo rei de Portugal, ascendendo ao trono em 1357. Durante o tempo que foi rei, os seus cognomes inventados pelo povo foram de “justiceiro” e de “cruel”.
Uma das primeiras decisões como rei, foi vingar a morte de D. Inês, mandando arrancar os corações dos culpados, obrigando-os a beijarem-lhe a mão, coroando-a rainha após a morte.
D. Pedro faleceu a 18 de Janeiro de 1367.

Investigação feita por Vera Catarina Silva Dias – 5º5

Sem comentários:

Enviar um comentário

  • Acerca de nós...

    Olá! Nós somos os alunos Alberto Manuel Gomes Figueiredo, José Pedro Santos Lopes e Vera Catarina Silva Dias, de dez anos de idade, da Escola E. B. 2, 3 Rosa Ramalho, em Barcelinhos, frequentamos a turma 5 do 5º ano.

    Fizemos este blog com a ajuda das professoras de Língua Portuguesa, Isabel Cerqueira, Conceição Costeira e da professora do Clube de Informática, Cecília Guise, assim como tivemos a colaboração de todos os nossos colegas de turma.